Nestes últimos dias nos deparamos com alguns comentários de Corretores de Seguros a respeito da atividade de Cooperativas e Associações que comercializam coberturas securitárias, usando o glossário como se Seguradoras fossem. Nós particularmente do Sincor-ES, achamos que as Cias Seguradoras deveriam unir forças com os Sindicatos de classe (Sincor e Sindiseg), Fenacor, Fenseg, Susep e se possível com o Ministério Público e Policia Federal, e conjuntamente partir em busca de soluções para evitar que os possíveis "segurados" ou "associados" venham a sofrer danos em suas já combalidas finanças. e na credibilidade das
Cias de Seguros e nos Profissionais de Corretagem.
Lendo minuciosamente os artigos publicados no CQCS, "Seguro Pirata", pudemos verificar que dois profissionais de nosso Estado, Sr. Deusdete Mantovanelli da Mantovanelli Corretora de Seguros, Diretor do Sincor-ES e Fábio Caiado Costa dos Santos, fazem comentários sobre o assunto, mas parece desconhecerem as várias providencias já adotadas pelo Sincor-ES, não só junto a Susep com denuncias formais acompanhadas de farta documentação e ao Ministério Público, Policia Federal e Delegacia do Consumidor, que somadas chegam a 17-(dezessete)-, onde fizemos encaminhar Folders contendo propaganda, solicitando aos citados órgãos, que as atividades ilegais fossem apuradas, estando nosso Assessor Juridico fazendo acompanhamento sobre o andamento dos vários processos instaurados.
No que diz respeito ao Corretor de Seguros, sr. Fábio Caiado Costa dos Santos, parece que este tem razão em desconhecer o assunto,uma vêz nunca ter participado das atividades de seu Sindicato e nem de seu quadro Social, e mesmo não constar em nossos registros ter uma Corretora Pessoa Jurídica, ou seja, critica os erros dos outros mas se esquece do seu. Se tivesse interesse em seu órgão representativo já teria tomado conhecimento dos providencias tomadas pelo Sincor-ES.
Não sabemos como são os acontecimentos em outros Estados da Federação, mas aqui no Espirito Santo somos vigilantes e procuramos fiscalizar a atividade, o que não pode e não deve é o Corretor tecer criticas infundadas, se ele mesmo não ajuda a combater estas e outras atividades ilegais, que não é o caso citarmos, mas que é do conhecimento de todos. Vejam, que apesar de constantemente estarmos solicitando aos Corretores que nos remetam qualquer documento seja lá o que for (folder-propostas-estatuto-etc), nada recebemos, e assim como agir?. As denuncias encaminhadas e citadas, foram feitas diretamente pelo Sincor-ES, com folders recolhidos pelo Presidente em pára-brisas de automóveis estacionados pela cidade.
Criticar é fácil, difícil é agir.
Gostaríamos de lembrar que Sindicato não é seu Presidente, seus Diretores ou seus funcionários, somos todos nós, e assim, devemos participar mais ativamente de seu órgão de classe.
Fonte: Sincor-ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário