quarta-feira, 8 de junho de 2011
Susep instaura um inquérito por semana contra cooperativas
De janeiro do ano passado até agora, a Susep instaurou 77 inquéritos contra associações e cooperativas que comercializam a chamada “proteção veicular”. Isso representa uma média de 4,5 processos por mês ou um a cada semana.
Além disso, como o CQCS noticiou, a autarquia já julgou 33 casos de representações ou denúncias contra associações de classes, cooperativas ou entidades. Apenas quatro denúncias ou representações foram consideradas improcedentes.
A multa de valor mais elevado - R$ 72 milhões - foi para uma associação de caminhoneiros do sul de Minas Gerais denunciada À Susep por atuação irregular no mercado.
O cálculo do valor a ser pago pelas empresas penalizadas é feito com base na Resolução 60/01 do CNSP, segundo o qual a multa deve ser igual ao valor da importância segurada ou, como no caso dessas associações, à soma dos contratos efetivados.
A Susep publicou em seu site (www.susep.gov.br) um comunicado sobre cooperativas e associações que oferecem proteção contra roubos e acidentes de carros. Na avaliação da entidade, a prática é ilegal e essas organizações não estão autorizadas a trabalhar com seguros, mesmo que usem outros nomes, como proteção automotiva.
A Susep recomenda que os donos de carros leiam com atenção o contrato e consultem, no endereço http://www.susep.gov.br/menuatendimento/procura.asp, o nome da empresa para saber se ela está autorizada a prestar esse tipo de serviço.
Qualquer pessoa pode procurar a Susep pelo telefone 0800-0218484 ou pelo site www.susep.gov.br, link “Fale conosco” para denunciar as cooperativas e associações.
Fonte: CQCS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário