quarta-feira, 20 de julho de 2011

A diferença entre Seguro Auto e "Proteção Automotiva"



veja algumas diferenças na hora de fazer um seguro veicular 
sem passar por dor de cabeça:
RISCOS

Seguro Tradicional - O segurado adere a uma apólice e transfere o risco para a seguradora

Seguro Pirata - Associado assina um Contrato de Responsabilidade Mútua e divide o risco com os demais associados

PAGAMENTO

Seguro Tradicional - O valor anual do seguro pode ser pago à vista ou dividido em parcelas pré-fixadas e é composto pela avaliação da empresa sobre o perfil do veículo e do proprietário.

Seguro Pirata - É paga uma mensalidade, cujo valor é composto pela soma de uma taxa de administração fixa mais o rateio das despesas e indenizações de sinistros aos associados, que varia mês a mês.

FACILIDADES E RESTRIÇÕES

Seguro Tradicional - Cliente com "nome sujo" não consege contratar o seguro e proprietários de carros antigos demais também encontram dificuldades para serem aceitos.

Seguro Pirata - Em alguns casos, o associado pode ter restrições cadastrais. Geralmente, não há um limite mínimo do valor do veículo, mas é comum limites máximos de valor e de idade do veículo.
PREÇOS

Seguro Tradicional - Bem mais caro do que o "seguro pirata", mas a diferença entre as apólices das seguradoras podem variar 210%. As características da apólice (modelo e valor do carro, localização, idade e quantidade de motoristas, filhos maiores de idade, etc) são consideradas no momento do cálculo do prêmio.

Seguro Pirata - O preço médio cobrado pelas associações é de R$80,00. O valor da mensalidade depende do preço do veículo, já que os motoristas são incluídos nos grupos de acordo com o valor de mercado do carro. O valor também varia de acordo com os custos do rateio dos sinistros.

DIREITOS

Seguro Tradicional - Regulamentado pelo Estado, deve obedecer a leis (Código de Defesa do Consumidor) normas do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Ministério da Fazenda que fiscaliza o setor

Seguro Pirata - Consumidor corre riscos e não conta com qualquer tipo de proteção garantida, já que a "proteção veicular" não é regulamentada por leis e nem existe um órgão do governo para fiscalizar suas atividades.

GARANTIAS

Seguro Tradicional - Seguradoras são obrigadas a manter reservas técnicas e resseguro para garantir pagamento da indenização. Em caso de sinistro, o prazo para premiação não pode passar de 30 dias, a partir da entrega dos documentos. 

Seguro Pirata - Não há garantia de que a indenização será paga rapidamente. Tudo depende do rateio entre os associados. Se as despesas ultrapassarem as receidas da associação, a indenização ao associado pode ser adiada.

Fonte: Portal de Paulinia

5 comentários:

  1. A única coisa que é igual é que ambas são comercializadas por corretores.
    Porque é um ledo engano achar que todos os corretores estão preocupados se é seguro ou proteção patrimonial, querem é vender e lucrar e o que deveríamos regular e ficar atentos é na verdade com esse tipo de corretor. Conheço alguns corretores que são "donos" de cooperativas...será que estão preocupados?
    Corretor Indignado de Curitiba

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  2. Estevão Reis Castilho30 de julho de 2011 às 13:04

    SABE O QUE EU ACHO.
    O SEGURO PIRATA NUNCA VAI ACABAR, POIS SE FOSSE ASSIM MUITAS DELAS NÃO ESTARIAM ENTRANDO NO MERCADO. TODO DIA VC VER UMA NOVA EMPRESA DE SEGURO PIRATA OU PROTEÇÃO AUTOMOTIVA NO MERCADO.
    VAMOS DAR UM EXEMPLO.

    A ASCOBOM É A MAIS ANTIGA DO MERCADO E ATÉ HOJE NÃO FOI FECHADA E CONTINUA VENDENDO COMO AGUA.

    QUERENDO OU NÃO AS ASSOCIÇÕES ESTÃO DOMINANDO O MERCADO E A SUSEP SÓ NÃO ENTRA COMO UM ORGÃO REGULAMENTADOR PORQUE IRIA ACABAR COM OS SEGUROS.

    VOU CONTAR O QUE VAI ACONTECER.
    PRESTE BEM ATENÇÃO.
    VAI SURGIR UM ORGÃO QUE VAI REGULAMENTAR ESTE TIPO DE SEGURO OU PROTEÇÃO QUE VAI CRIAR AS NORMAS E DIRETRIZES DE COMO VAI SER OU COMO TEM QUE SER A PROTEÇÃO.

    E AI VAMOS VIVER FELIZESSSS PARA SEMPRE.

    VOU DAR UM OUTRO EXEMPLO.
    VCS LEMBRA COMO COMEÇOU A COOPERATIVA DE VANS????
    OS GRANDES EMPRESARIOS BRIGARAM COM PREFEITOS E GOVERNADORES E O QUE FOI QUE ACONTECEU???? NADAAAA!!!!!! SABE PORQUE?????
    HOJE TEMOS VANS,KOMBI,MOTO TAXI E ATÉ CARRO DE PASSEIO NOS GRANDES HOTEIS DO RIO SE PASSANDO COMO TAXI.
    HOJE TEMOS VANS E KOMBI QUE VAI PARA TUDO QUANTO É LUGAR. DETALHE. TUDO REGULAMENTADO.
    COM O DIREITO DE IR E VIR. AI DE VEZ EM QUANDO APARECE UM ORGÃO FISCALIZADOR E APREENDE UMAS VANS E KOMBI, MAS O PROGRESSO CONTINUA.

    SÓ UMA PERGUNTA??????
    OS GRANDES EMPRESARIOS DE ONIBUS,PREFEITOS,
    GOVERNADORES, MINISTERIO PUBLICO E ETC.... CONSEGUIRAM ACABAR COM AS VANS??????
    HOJE COMO ESTÃO AS VANS E KOMBI?????? RODANDO EM SEUS MUNICIPIOS COM TUDO REGULAMENTADO.

    HOJE OS CANTORES E LOCADORAS NÃO TEM SOBREVIVIDO COM AS VENDAS DE CD E DVDs PIRATA, A SEGURADORA TB CONSEGUE.

    VEJA BEM, NÃO ESTOU DEFENDENDO AS ASSOCIAÇÕES, SÓ ESTOU VENDO O LÓGICO E O QUE TODO MUNDO SABE COMO VAI ACABAR ISTO. QUANTO AOS PROBLEMAS QUE SE ENCONTRA NAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS, ISTO VC TB ENCONTRA NAS SEGURADORAS.
    TRABALHEI NUMA GRANDE CORRETORA NO RIO E TIVE VARIOS CLIENTES COM PROBLEMAS E O ULTIMO FOI NA BRADESCO( DETALHE, ISTO ACONTECEU DUAS VEZES COM CLIENTES DIFERENTES). SE PARTIR PARA ESTE PRINCIPIO, VAI TER MUITA GENTE RECLAMANDO DAS ASSOCIAÇÕES COMO VAI APARECER MUITA GENTE RECLAMANDO DAS SEGURADORAS, E VAI APARECER MUITA GENTE FALANDO BEM DE SUA ASSOCIAÇÃO, ESTE NÃO É O MELHOR CAMINHO PARA COMEÇAR A BRIGAR.

    A SUSEP SABE MUITO BEM DISTO. ELA SÓ NÃO SABE AINDA COMO VAI RESOLVER ESTA SITUÇÃO JUNTO AS GRANDES COMPANIA.

    AGUARDO RESPOSTA. SE É QUE TEM.
    E.R.C reiscastilho@hotmail.com

    P.S. CONSEGUIRAM ACABAR COM OS CAMELODRAMOS DO CENTRO DO RIO (URUGUAIANA)??????

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  3. Nobre, o Brasil mudou, os grandes monopólios estão caindo por terra, e pra se ter uma ideia, o concorrente direto dos corretores de seguro - ao contrario do que se propõem - não são as associações de proteção automotiva - NEM O SEGURO PIRATA COMO VC MESMO DIZ - e sim os gerentes bancários, pois os mesmo quando solicitados em liberação de empréstimo ou financiamentos, faz a chamada venda casada impura um seguro de carro no cidadão, esto sim é ilegal. Portanto, pq o órgão classista que regulamento a profissão de corretor de seguros não coibir esta pratica ilegal. Mesmo pq, o cliente das associações ou cooperativas são exatamente ao contrario do perfil que as seguradoras não aceita,pois são pessoas de baixa renda, com restrições no cpc/serasa ou jovens demais, prova disto é que um carro cujo conduto ou proprietário tem 20 anos o valor do seguro na corretora é mais alto do que o mesmo carro na mão de uma pessoa que tem 40,50 anos. Já nas associações, q trabalha em cima da tabela FIPE, O VALOR DA PROTEÇÃO, NÃO ONERA EM NADA DIANTE DAS CONDIÇÕES ACIMA DESCRITAS, POIS O CALCULO DO VALOR DA PROTEÇÃO É PELO PREÇO MÉDIO -DIA- DA TABELA , E FIPE E NÃO EXCLUI NINGUÉM POR TER RESTRIÇÃO NO CPF, BASTA QUE A PESSOA PAGUEM EM DIA O BOLETO, E ESTARÁ COM A PROTEÇÃO DO CARRO REGULARIZADA, E ISTO INDEPENDE DE QUANTOS ANOS TEM,QUANTO GANHA OU SE TA COM O NOME NO SISTEMA CPC/SERASA, E A VANTAGEM, É QUE QUANDO ACONTECE ALGUM SINISTRO, AS ASSOCIAÇÕES PROCURA AGILIZA O PAGAMENTO DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE. JÁ AS SEGURADORA PRIMEIRO PROCURA ALGO PRA NÃO RESSARCE O PREJUÍZO AO CIDADÃO. Sendo assim, anota ai por favor; NESTE PAIS POBRE AGORA TAMBÉM TEM VEZ...! O BRASIL MUDOU.

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